quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reforma íntima em seis perguntas



Centro Espírita Celeiro de Luz



1. O que é a Reforma Íntima?
A Reforma intima é um processo contínuo de auto-conhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.
2. Por que a Reforma Íntima?
Porque é o meio de nos libertarmos dás imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos comestivelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.
3. Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.
4. Onde fazer a Reforma Íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigas e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.
5. Quando fazer a Reforma Íntima?
O momento é agora e já ; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.
6. Como fazer a Reforma Íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é o ingresso num Grupo de Estudos Regulares e Sistematizados da Doutrina Espírita, cujo objetivo central é exatamente nosso aperfeiçoamento moral. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Dai em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Íntima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.


O CONHECIMENTO DE SI MESMO
As bases da REFORMA ÍNTIMA foram lançadas por Allan Kardec no LIVRO DOS ESPÍRITOS na pergunta 919 : "Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal ?
Um sábio da antigüidade vos disse: ‘CONHECE-TE A TI MESMO’."
Na resposta à pergunta 919-A, feita por Kardec aos Espíritos, SANTO AGOSTINHO afirma : "O Conhecimento de Si Mesmo é, portanto, a chave do progresso individual".
Todo esforço individual no sentido de melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal só pode ser realizado conscientemente, por disposição própria, distinguindo-se claramente os impulsos íntimos e optando-se por disposições que nos levem a mudança de comportamento.
A disposição de conhecer-se a si mesmo surge de duas maneiras:
1. surge naturalmente como fruto do amadurecimento espiritual de cada um
2. provocada pela ação do sofrimento renovador, que sensibiliza a criatura e desperta-a para os valores novos do espírito.
Uns chegam pela compreensão natural outros pela dor, que também é um meio de despertar nossa atenção


CONHECER-SE PELA AUTO-ANÁLISE
919-A - AK - "Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima ( Conhece-te a ti mesmo ) mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de se chegar a isso ?
A pergunta de AK Santo Agostinho, responde, oferecendo o resultado de sua própria experiência:
"Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: ao fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado ao cumprimento de algum dever, e se ninguém teria motivo para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma".
Isso é AUTO-ANÁLISE - É UM PROCESSO SISTEMÁTICO E PERMANENTE DE EFEITOS DIÁRIOS E CONTÍNUOS, ONDE VAMOS
AO ENCONTRO DE NÓS MESMOS.
O processo de auto-análise pode e deve ser utilizado mais intensamente pelo homem, como meio de auto educação permanente e ordenada.
PRECISAMOS sair da condição de indivíduos conduzidos pelos envolvimento do meio, reagindo e mudando , para passarmos a categoria de condutores de nós mesmos, com amplo conhecimento de nossas potencialidades em desenvolvimento.


FAÇA SUA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL
CONHECIMENTO DE SI MESMO
Medite, preencha e analise os resultados:
1. Acha que o conhecimento de si mesmo é a chave do melhoramento individual ?
Sim ( ) Não ( ) Sem idéia formada ( )
2. Acredita ser conhecedor de si mesmo, em profundidade suficiente, podendo assim identificar os seus próprios impulsos?
Sim ( ) Não ( ) Superficialmente ( )
3. Já se preocupou em descobrir os porquês de suas principais manifestações impulsivas no terreno das emoções?
Sim ( ) Não ( ) Raramente ( )
4. Refletir sobre si mesmo e auto-analisar-se é difícil?
Sim ( ) Não ( ) Sem experiência ( )
5. Como reage quando sente que ofendeu alguém?
Fica penalizado ( ) Sente-se inquieto ( )
Reage com indiferença ( ) Pede desculpas ( )
Pratica autopunição ( )
6. Entristece-se ao constatar no seu intimo, por vezes, sentimentos fortes que não consegue dominar?
Sim ( ) Não ( ) Indiferente ( )
7. Já tentou relacionar os seus principais defeitos?
Sim ( ) Não ( ) Não vê razões para o fazer ( )
8. Diante de algum erro ou falha sua, como se sente?
Indiferente ( ) Deprimido ( ) Procura corrigir-se ( )
9. á sofreu alguma dor profunda ou passou por período de doença que lhe tenha feito mudar os seus hábitos ou corrigir algum defeito?
Sim ( ) Não ( )
10. Acha que se sentiria mais feliz e alegre compreendendo e controlando melhor as suas reações desagradáveis?
Sim ( ) Não ( ) Indiferente ( )


PONDERE E PROCURE DECIDIR-SE


O que foi abordado até aqui teve como objetivo levar o leitor a refletir sobre a importância do Conhecimento de Si Mesmo, que é a chave do melhoramento individual.
Analise agora as suas respostas, dadas a esse pequeno teste, e conclua por você mesmo como se encontra diante desse trabalho de exploração da sua consciência. É evidente que muito pouco sabemos sobre nós mesmos, mas chegaremos, agora ou depois, cedo ou tarde, à conclusão de que um dia desejaremos ser conduzidos pela própria vontade no caminho do bem. Então, o primeiro passo é exatamente esse: Conhecer-se a Si Mesmo.
Convidamos você a tomar agora a decisão de realizar esse trabalho, caso ainda não o tenha feito ou, se quiser, seguir a leitura abaixo indicada, para maiores reflexões. Os próximos capítulos lhe farão conhecer o campo de batalha a ser enfrentado dentro de você mesmo.


O QUE SE PODE TRANSFORMAR INTIMAMENTE
Esta parte foi desenvolvida sobre três temas básicos, a saber:
•os vícios;
•os defeitos;
•as virtudes.


A VONTADE FERRAMENTA FUNDAMENTAL
Há vários métodos que ensinam para fazer algo, porém todos partem de um pressuposto: A Vontade.
A vontade pode ser fraca ou forte, e ela diz muito do propósito e da capacidade de decisão que imprimimos à nossa vida. A vontade, como vimos, pode ser fortalecida por afirmações repetidas por nós mesmos, como forças desencadeadoras de nossas potencialidades psíquicas, pensando e até dizendo: "eu quero ........", "eu não tenho necessidade ........", "eu vou deixar de ........".
Assim, vamos fortalecendo a vontade e, ao largarmos o "vício X", devemos fazê-lo de uma só vez, pois não é aconselhável deixar aos poucos.
O acompanhamento médico, porém, é recomendado em qualquer caso.
Resistir de todos os modos aos impulsos que naturalmente vão surgir: dessa forma, no decorrer dos dias, a autoconfiança aumenta.
Com isso desenvolvemos um treinamento de grande valor com relação ao
domínio e ao controle da vontade, conduzindo-a em direção ao aperfeiçoamento interior, trabalho esse do qual sempre nos afastamos, levados por envolvimentos de toda sorte.
Nada se conquista sem trabalho. E, vencendo o ........ , capacitamo-nos a superar outros condicionamentos que nos prejudicam igualmente na caminhada evolutiva.


VÍCIOS
Os primeiros abrangem aqueles considerados mais comuns, tidos até mesmo como costumes sociais, mas que acarretam, pelos malefícios provocados, sérios danos à nossa constituição orgânica e psíquica. Pela ordem, são eles :
•o fumo;
•o álcool;
•o jogo;
•a gula;
•os abusos sexuais
A respeito dos vícios, ninguém em nossa sociedade, é criticado ou rejeitado pelo fato de fumar, beber, jogar, comer bem ou ter aventuras sexuais. Tudo isso já foi até mesmo consagrado como natural, e portanto, aceito amplamente como "costume da época".
Estamos alheios aos perigos e às conseqüências que os citados hábitos nos acarretam, mas um pouco já sabemos:
•fumo - câncer no pulmão - enfisema - etc
•álcool - cirrose - ressaca, enxaqueca
•aventuras sexuais - doenças venéreas - AIDS
•comer demais - obesidade - colesterol etc.
Em alguns países já existem restrições a propaganda de álcool e cigarros , inclusive no Brasil cigarros só podem ter propaganda na TV após as 22h tem que colocar no maço de cigarro que o cigarro faz mal a saúde.


DEFEITOS


•orgulho
•vaidade
•inveja
•ciúme
•avareza
•ódio
•vingança


Os defeitos para o homem são os grandes impedimentos do seu progresso moral.
Vamos conhecer as características peculiares de cada um desses defeitos para ser mais fácil identificar e combater.
"O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA" diz um ditado militar, e devemos aplicar a nossa BATALHA ÍNTIMA aqui também vamos precisar da ferramenta VONTADE
PEDRO CAMARGO "VINÍCIUS"- no livro-O MESTRE NA EDUCAÇÃO- cap. 20 - Querer é poder? - " Há muita gente que procura com afinco realizar seu ‘querer’, por este ou aquele meio, desprezando precisamente o processo seguro do êxito: o saber. Daí os fracassos, o desânimo, a descrença e o pessimismo de muitos".
E NO FINAL CONCLUI:
"SABER É PODER, REPETIMOS. AQUELE QUE SABE PODE. AQUELE QUE QUER, E IGNORA A MANEIRA DE REALIZAR SEU ‘QUERER’, NÃO PODE COISA ALGUMA".


ORGULHO
amor próprio acentuado- contraria-se por qualquer coisa reage explosivamente a qualquer observação ou critica de seu comportamento menospreza as idéias do próximo, preocupa-se com a aparência exterior, dá demasiada importância a posição social e ao prestigio pessoal.


VAIDADE
apresentação pessoal exuberante no vestir nos adornos, intolerância com aqueles cuja posição social ou intelectual é mais humilde, aspiração a cargos e posição de destaque não reconhecimento de sua própria culpabilidade diante do infortúnio que passa.


INVEJA
desejo manifestado dentro de nós de possuir algo que vemos em alguém ou na propriedade de alguém crítica a alguém que faz pouco e muito possui estado de depressão, causando tristeza, sofrimento, inconformação e revolta com a própria sorte apego aos valores transitórios da existência: posição social, objetos de uso pessoal, bens materiais, recursos financeiros.


CIÚME
nosso apego a objetos e a pessoas - posse.


AVAREZA
apego ao dinheiro e a objetos materiais que possuímos.


ÓDIO
o ódio é uma manifestação dos mais primitivos sentimentos do homem animal, o ódio nos leva a cometer os atos mais indignos de violência, de agressividade, causando dissensões e até mortes, contraindo muitas vezes as mais penosas dívidas para o futuro junto com o ódio fica o rancor.
Como combater:
1. perdoando aos que nos ofendem , Jesus deu a fórmula "não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete"
2. o primeiro passo é segurá-lo de todos os modos. Calemos a boca, contamos até dez ou até cem, caso seja preciso. Depois procurar um local onde possamos nos recolher e ir nos acalmando mentalmente, para serenar nosso ânimo exaltado.


VINGANÇA
é uma reação carregada de fortes emoção , por uma ofensa a nós dirigida, geralmente são emoções fortes como o ódio que levam as criaturas a atos criminosos de vingança.


VIRTUDES
•humildade
•modéstia
•sobriedade
•resignação
•sensatez
•generosidade
•afabilidade
•doçura
•compreensão
•tolerância
•perdão
•misericórdia
•paciência
VIRTUDE - não é algo tão distante assim do nosso modo de ser - dicionário - disposição firme e constante para a prática do bem.
LE 893 - "O sublime da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem intenção oculta".
Humildade , Modéstia e Sobriedade
podemos resumir essas três virtudes como sendo:
Despretensioso , Conformado , Resignado , Simples , Submisso , Respeitoso , Reservado , Comedido , Moderado , Sóbrio.
Resignação
Para sermos resignados precisamos aprender a não lamentar a nossa sorte e a aceitar com submissão pacientemente os sofrimentos da vida.
Sensatez
Pessoa que age com cautela e sabedoria . Sabedoria pressupõe conhecimento das verdades espirituais e portanto da importância dos fatos e ocorrências da vida como meio de nos elevar na escala da evolução espiritual.
Generosidade
Ser bom, pródigo , saber fazer o bem , ser desapegado dos bens terrenos, ter alegria e satisfação em servir
Afabilidade e Doçura
São manifestações naturais da benevolência para com as criaturas, resultantes do amor ao próximo. Afável e doce é ser:
cortês, agradável, bondoso, brando, suave, sereno meigo e terno.
Compreensão e Tolerância
Ser compreensivo é estar preparado para aceitar as reações, a conduta, o modo de ser das pessoas sem prejulgamentos ou condenações é aceitar as pessoas como elas são.
A tolerância e conseqüência da compreensão, como não nos cabe salientar os erros e os defeitos alheios nem mesmo criticar, devemos admitir, desculpar, aceitar, perdoar, atenuar e mesmo comutar erros.
Perdão
Devemos perdoar sempre - Jesus - perdoar não sete vezes mas setenta vezes sete vezes - ILIMITADAMENTE
Misericórdia
É o esquecimento e perdão das ofensas
E S E - "O esquecimento das ofensas é o apanágio das almas elevadas, que pairam acima dos golpes que lhes queiram desferir"
Paciência
Num mundo de pressa e correrias, como ser pacientes
O relógio é o nosso maior tormento !!!
Discutimos, perdemos a calma, nos irritamos, nos exasperamos, nos desequilibramos emocionalmente durante o dia várias vezes.
Aí entra a paciência que serena, pacífica, sem reações violentas, calma, branda. Tolerante, é a aceitação tranqüila, a vigilância ponderada.
Cada um de nós poderá identificar, nos momentos diários, as ocasiões em que deverá aplicar a paciência.


UM MÉTODO PRÁTICO DE AUTO-ANÁLISE
LE-919-A - S. Agostinho " Aquele que, todas as noites, lembrasse todas as suas ações do dia e se perguntasse o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me, Deus o assistirá".


ESTABELECER METAS
Comecemos por definir o que deve e precisa ser modificado em nós: estabeleçamos nossas metas. Analisemos o que queremos modificar.


COMO ENFRENTAMOS OS VÍCIOS MAIS COMUNS
Um caminho é começar pelos hábitos ou vícios que ainda nos condicionam a satisfações ou necessidades prejudiciais ao nosso corpo e ao nosso espírito.


FIXANDO RESULTADOS PROGRESSIVOS
Os resultados progressivos tem sido causa de desanimo, ao estabelecer nossas metas achamos que as mudanças tem que ser drásticas e grandes.
Mas como não conseguimos cumpri-las da noite para o dia nos desiludimos e perdemos a vontade e a coragem de continuar.
Fixar prazos- semana, mês , bimestre, semestre , ano.
Ex. cigarro - hoje 10 dentro de um mês 5 dois meses fim
álcool quantas vezes ingerimos na semana - todos os dia - daqui a seis meses uma vez por semana - um ano parar . Assim por diante...


FAZENDO UMA PROGRAMAÇÃO GERAL
A escolha das prioridades dos vícios e dos defeitos a eliminar ficará a nosso critério individual. Temos assim em nossa programação cerca de 18 meses para eliminar 03 dos 05 vícios indicados no quadro.
Algumas auto-sugestões :
Abandonarei o cigarro decididamente...
Evitarei a bebida corajosamente...
Controlarei os excessos alimentares tranqüilamente...


A PRÁTICA DO ORAR NO PROPÓSITO DE VIGIAR
Oremos, com o melhor de nossas intenções, com toda a emoção, e recebamos o influxo das energias suaves que nos serão dirigidas em sustentação aos nossos propósitos.


CULTIVO DAS VIRTUDES
Pode parecer que só nos preocupamos com o nosso lado inferior. Mas não precisamos também cultivar as virtudes.
Um modo de cultivar as virtudes e tentar a substituição dos defeitos por virtudes:
ORGULHO pela HUMILDADE
VAIDADE pela MODÉSTIA e SOBRIEDADE
INVEJA pela RESIGNAÇÃO
CIÚME pela SENSATEZ e PIEDADE
AVAREZA pela GENEROSIDADE e BENEFICÊNCIA
ÓDIO pela AFABILIDADE e DOÇURA
VINGANÇA pelo PERDÃO
INTOLERÂNCIA pela MISERICÓRDIA
IMPACIÊNCIA pela PACIÊNCIA e MANSUETUDE
OCIOSIDADE pela DEDICAÇÃO e DEVOTAMENTO

A lenda da Rosa



Dizem que quando a Terra começava
A ser habitação de forças vivas,
Nas telas primitivas,
Tudo passara a ser agitação de festa;
As cidades nasciam
Em singelas aldeias na floresta...
A beleza imperava,
O verde resplendia,
Toda a vegetação se espalhava e crescia,
Dando refúgio e proteção
Aos animais,
Do mais fraco ao mais forte...
O progresso ganhava as marcas de alto porte.

No campo, as plantas todas
Respiravam felizes,
Da folhagem no vento à calma das raízes;
Era um mundo de belos resplendores,
Adornado de flores,
Com uma estranha exceção.
Tão-somente, o espinheiro,
Era triste e sozinho
Uma espécie de monstro no caminho,
De que ninguém se aproximava,
Todo feito de pontas agressivas,
Recordando punhais de traiçoeiro corte,
Que anunciavam dor e feridas de morte.

De tanto padecer desprezo e solidão,
Um dia, o espinheiral
Fitou o Azul Imenso e disse em oração:
- Senhor, que fiz de mal
Para ser espancado e escarnecido,
Todos me evitam cautelosamente
Como se eu não devesse haver nascido...
Compadece-te, oh! Pai, da penúria que trago,
Terei culpa das garras que me deste?
Acendes astros mil para a noite celeste,
Vestes a madrugada em mantilhas vermelhas,
Dás lã para as ovelhas,
Inteligência aos cães, cântico às neves,
Estendeste no chão a bondade das fontes
Que deslizam suaves
Na força universal com que desdobras,
A amplitude sem fim dos horizontes,
Em cujo místico esplendor
Falas de majestade, paz e amor...
Não me abandones, Pai, às pedras dos caminhos,
Se posso, não desejo
Oferecer somente espinhos...
Quero servir-te à obra, aspiro a ser perfume,
Inspiração e cor, harmonia e beleza,
Para falar de ti nas leis da Natureza.

Dizem que Deus ouviu a inesperada prece
E notando a humildade e a contrição do espinheiral,
Mandou que, à noite, o orvalho lhe trouxesse
Um prodígio imortal.
Na seguinte manhã, logo após a alvorada,
Por entre exalações maravilhosas,
O homem descobriu, de alma encantada,
Que Deus para mostrar-se o Pai e o Companheiro,
Atendendo a oração pusera no espinheiro
A primeira das rosas.


FONTE: Livro: “Maria Dolores” – Psicografia: Francisco C. Xavier – Espírito: Maria Dolores

Esperança



Havia milhões de estrelas no céu.


Estrelas de todas as cores: brancas, verdes,
prateadas, douradas, vermelhas e azuis.


Um dia elas procuraram Deus e lhe disseram:


- Senhor, gostaríamos de viver na Terra
entre os homens.


- Assim será feito, respondeu o Senhor.


Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas
e podem descer para a Terra.


Naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas.


Algumas se aninharam nas torres das igrejas,
outras foram brincar de correr com os vagalumes,
outras misturaram-se aos brinquedos das crianças
e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.


Porém passado um tempo, as estrelas resolveram
abandonar os homens e voltar para o céu,
deixando a Terra escura e triste.


- Por que voltaram?


Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.


- Senhor não nos foi possível permanecer na Terra.


Lá existe muita miséria e violência,
muita maldade, muita injustiça...


E o Senhor lhes disse:


Claro! O lugar de vocês é aqui no céu.


A Terra é o lugar transitório, daquilo que passa, daquele que cai,
daquele que erra, daquele que morre...  nada é perfeito.


O céu é o lugar da perfeição, do imutável,
do eterno... onde nada perece.


Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo seu número,


Deus falou de novo:


- Mas está faltando uma estrela.


Perdeu-se no caminho?


Um anjo que estava por perto retrucou:


- Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens.


Ela descobriu que o seu lugar é exatamente
onde existe a imperfeição, onde há limite,
onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor.


- Mas que estrela é essa?


- Voltou Deus a perguntar.


- É a Esperança Senhor. A estrela verde.
A única estrela dessa cor.


E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só.


A Terra estava novamente iluminada,
porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.


Porque o único sentimento que o homem tem
e Deus não tem é a Esperança.


Deus já conhece o futuro e a Esperança é própria da pessoa humana,
própria daquele que erra,
daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será o futuro.


Instale esta Esperança em seu coração.


Tenha a certeza que ela iluminará o seu caminho:
seja sempre positivo e acredite que você pode fazer diferença
e ser diferente neste mundo.


Se permita fixar um objetivo e coloque sua Estrela da Esperança
como guia nesta sua caminhada.


Você chegará lá!!!
                                                


autor desconhecido

Eu carrego seu coração comigo


Carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração
Nunca estou sem ele
Onde quer que vá, você vai comigo
E o que quer que faça
Eu faço por você
Não temo meu destino Você é meu destino, meu doce
Eu não quero o mundo por mais belo que seja
Você é meu mundo, minha verdade
Eis o grande segredo que ninguém sabe
Aqui está a raiz da raiz
O broto do broto
E o céu do céu
De uma árvore chamada vida
Que cresce mais que a alma pode esperar
Ou a mente pode esconder
E esse é o prodígio
Que mantém as estrelas à distância
Eu carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração.


(Poema de E.E. Cummings)

O que mais sofremos



O que mais sofremos no mundo –

Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.

Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.

Não é a doença. É o pavor de recebê-la.

Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.

Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.

Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.

Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.

Não é a injúria. É o orgulho ferido.

Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.

Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.

Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos,
desenvolvemos e sustentamos contra


Livro: Passos da vida. Médium: Francisco C Xavier. Espírito: Albino Teixeira