quarta-feira, 3 de julho de 2013

No lar




Seja qual for a condição em que te encontras no lar, recorda que ele é para tua alma, a casa e a escola; a oficina e o hospital, donde deves cultivar a paciência e a humildade, o trabalho e o amor.

Todos os componentes do grupo em que o lar te apresentam, são peças vivas na engrenagem da vida, a oferecer-te as oportunidades mais belas de renúncia e serviço, para o engrandecimento de tua alma.

Sê grato em todas as circunstâncias da vida, oferecendo compreensão e desculpa, entendimento e perdão.

Recorda a necessidade de auxiliar sempre, ao irmão que como tu, veio a procurar no recinto do lar, o aprimoramento das virtudes que lhe assinalam o curso da existência. A vitória dele, redundará em benefício para o teu coração, não apenas nesta hora em que lhes disputa a companhia, mas, como também o dia de amanhã dentro do tempo infinito, quando o reencontres na figura de um homem de bem dentro da humanidade.

Teu lar, tua benção maior! Dignifica-o com a tua presença! Sê para os corações que te compartilham a caminhada, a presença da paz refletindo-a em tuas ações.

Não te canses de repetir os pequenos deveres do dia a dia, embora isto te custe os mais altos sacrifícios para tua alma. 

As horas e os dias, devolver-te-ão a soma de benefícios ou de desacertos que tiveres plasmado em torno de teus pés.

Sê, nesta oficina gloriosa, o irmão, o amigo, o professor e o enfermeiro de todos, enquanto as forças e a oportunidade te favoreçam, porque amanhã, pela imposição da própria vida, haverás de precisar do amparo de irmãos, de amigos, de professores e de enfermeiros, para a restituição das energias perdidas. 


Psicografia de Aurora Barba