quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Liberdade



Livre não é apenas


aquele que faz o que quer.


Livre é quem atua conscientemente.


Livre é quem partilha sua liberdade com alguém.


Livre é quem trabalha honestamente,


lutando dia-a-dia por uma vida melhor.


Livres são aqueles que buscam a felicidade


não somente para si, mas também para os outros.


Livre é a criança


que vive plena e sinceramente.


Livre é quem luta pelos seus direitos


mas cumpre com os seus deveres.


Livre é quem anseia apenas


o uso da liberdade para o bem.


Enfim, livre é aquele que colabora para a construção


de um novo mundo, no qual a liberdade verdadeira


germinará e os seus frutos serão colhidos por todos.




Katia Y Toguchi

Na direção da felicidade





                              


                                  Waldenir Aparecido Cuin




Será impossível ser feliz sozinho. 


Seres sociáveis como somos, jamais poderemos encontrar a felicidade de forma exclusiva, pois somente atingiremos a plenitude desse sentimento se aqueles que caminham conosco também puderem desfrutar dele. 


Obviamente, enquanto existir uma única criatura vivendo de forma desarmônica, sofrível e desequilibrada, ela ameaça a tranquilidade geral, coloca em risco a paz que buscamos, assim estará comprometendo a felicidade de todos. 


Então, será valioso e oportuno que reflitamos profundamente sobre isso e mudemos a rota dos nossos procedimentos e ações, pois que pouco vai adiantar deitarmos preocupações somente com os nossos problemas e aflições, ou mesmo com as dificuldades dos nossos familiares e amigos, uma vez que a felicidade que desejamos a obteremos quando toda a humanidade puder usufruí-la. 


Assim, além de laborarmos para a superação das nossas dificuldades, será preciso trabalhar também para que os nossos irmãos consigam solucionar os problemas que carregam. 


E nossa felicidade começará a partir do instante em que decidirmos por movimentar recursos em socorro daqueles que sofrem, pois à medida que nos preocupemos com os problemas e as dores alheias acabamos esquecendo nós mesmos. Percebemos que além das nossas dificuldades existem outras muito maiores requerendo providências urgentes, e, ao atendê-las, nos sentimos úteis, e esse sentimento de fraternidade é o princípio da paz que sonhamos. 


Então, para que sejamos realmente felizes, indispensável se torna que façamos a felicidade dos outros. 


Jesus afirmou: “o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”. Nesse momento o Cristo ensinou à humanidade como deve agir a criatura humana, em relação ao próximo. Em outra oportunidade, sentenciou: “ame teu próximo como a ti mesmo”, novamente lecionou a maneira de encontrarmos a felicidade. O caminho, obviamente, para tal conquista vai na direção dos nossos irmãos de jornada.


Dessa forma, compete a cada um de nós relancearmos o olhar em volta, à procura das aflições existentes, e sairmos, urgentemente, a socorrê-las, dentro das possibilidades que temos. E, naturalmente, sempre podemos fazer alguma coisa em favor de quem sofre. 


Um pedaço de pão ao faminto, um agasalho a quem tem o corpo desprotegido, uma palavra amiga ao desesperado, um abraço fraterno ao carente de afeto, um gesto de bondade a uma criança abandonada, um sorriso amigo num ambiente triste, um minuto de silêncio para ouvir uma queixa de alguém, horas de folga trabalhadas em favor dos necessitados, uma carta animadora a alguém que caminha na solidão, uma prece a Deus em favor dos esquecidos pela sociedade, enfim, muito temos a fazer em prol da felicidade alheia, e, obviamente, agindo assim estaremos plantando a semente da nossa própria ventura. 


O Evangelho de Jesus é um roteiro seguro e prestativo, informando com segurança e sabedoria a estrada que nos conduzirá à felicidade que queremos, no entanto, ainda segue o homem desatento e descuidado, caminhando à margem da verdadeira rota e, devido a tal comportamento, ainda não logrou realizar os seus sonhos. 


Não nos esqueçamos, a felicidade que desejamos terá inicio na felicidade que plantarmos no coração do próximo. Qualquer outro procedimento nos proporcionará colheitas de decepções e amarguras. 


Reflitamos.